O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA

Elaine Cristina Navarro

Resumo


O presente artigo surgiu da necessidade de pesquisar sobre o papel do gestor escolar dentro do contexto da implantação das Políticas Públicas na escola voltadas para a melhoria da qualidade do ensino país. O texto propõe uma reflexão sobre como as Políticas Educacionais são criadas, implica pensar sobre o contexto histórico da educação no país, as determinações legais, políticas, sociais e os compromissos que se impõe aos educadores dentro de um novo contexto de mudanças, levando a reflexão para o papel do gestor em todo esse processo. O texto foi elaborado de forma descritiva a partir da observação e de uma revisão bibliográfica, que apresenta uma contextualização breve da organização do ensino para a compreensão de como as metas e ações são criadas pelo Governo Federal. Nessa pesquisa é possível analisar os caminhos sobre a construção histórica da educação e o papel do gestor no sucesso de implantação das políticas públicas educacionais no país, sendo este o responsável por mediar os processos e possibilitar melhores resultados.


Texto completo:

PDF

Referências


ANGELO, Vanhoni. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação PNE 2011 – 2020. Edições Câmara, Brasília, 2011.

ARAÚJO, Zilma Morais Franco. O Significado da Educação de Jovens e Adultos para Educandos e Educadores no Ceja Cesário Neto. Cuiabá – MT: UFMT, 2013.

ARNOLD, Niskier. A Nova Escola. 1 ed. Rio de Janeiro: Bruguera, 1971.

DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. 6 ed. São Paulo: Papirus, 1994.

GOUVEIA, A.B; Souza, A. R. de. Perspectivas e Desafio no Debate sobre Financiamento e Gestão da Educação: da CONAE a um novo PNE. Campinas, v. 31, n. 112, p. 789-807, Set / 2010.

KRAWCZYK, N. A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas dos municípios brasileiros. Educação e Sociedade. Campinas: Centro de estudos Educação e sociedade (CEDES), 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos Para Quê? São Paulo: Cortez, 2002.

MARCHESI, A. Qualidade do Ensino em Tempos de Mudança. Porto Alegre: Artmed, 2003.

OLIVEIRA, D. A. A Gestão Democrática da Educação no Contexto da Reforma do Estado. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas Públicas Educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, Adão Francisco de. Fronteiras da educação: tecnologias e políticas. Goiânia-GO: PUC Goiás, 2010.

QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação. As tendências pedagógicas e seus pressupostos. Campina Grande/Natal: UEPB/UFRN, 2007.

ZIBAS, D. M. L. O Ensino Médio e a Reforma da Educação Básica. Brasília: Plano Editora, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.