DIAGNÓSTICO DE ADMINISTRADORES EM PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS, MT

Anderseia de Oliveira Pereira, Janne Louize Sousa Santos, Elen Guimarães Sousa Símmonds

Resumo


A busca por uma melhor lucratividade dentro da propriedade rural está aliada a uma boa administração. O objetivo desta pesquisa foi relatar o atual cenário em que se insere a atuação do administrador em pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Foi verificada a presença e/ou a ausência de profissionais graduados em administração nas propriedades rurais, e a presença de outros profissionais graduados ou não atuando como administradores rurais. Realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Aplicou-se o questionários em dezessete propriedades rurais localizadas no município de Barra do Garças, MT. Os resultados obtidos indicaram a presença de administradores graduados nas grandes propriedades, o que estava relacionado com a presença de proprietários com formação acadêmica. Os proprietários graduados em administração também administravam suas propriedades.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Souza, Quimarães, Vieira, Morais. A administração da Fazenda: coleção do agricultor. 3ª ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988, 23p.

ANTUNES, Medici Luciano. Manual de administração. 3 ed. Guaíba: Agropecuária, 1999.

ARAÚJO, Massilon. J. Fundamentos de Agronegócio. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.4p.

CALLADO, Antônio André C. Agronegócio. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. 141 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 603p.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural. 5 ed. São Paulo:Atlas,2009.3p.

FRANCISCHETTI, Silvio; CARLOS, Junior. Perfil contábil administrativo dos produtores rurais e a demanda por informações Contábeis. Unioeste, v.11, p.01-18, ago. 2006.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.157p.

GORGES, Ananda, Avaliação das Atividades desenvolvidas uma Propriedade Familiar Rural sob a ótica da Administração de Agronegócio. Revista VII SEGeT: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologica. v, 6, p.1-10 , Dez. 2010.

Instituto nacional de Colonização e reforma agraria (INCRA). Disponível em: . Acesso em 18 de Nov.2015.

KAY, Ronald D.; EDWARDS, William M.; DUFFY , Patricia A . Gestão de Propriedades Rurais. 7ª ed . Porta Alegre: AMGH, 2014. 468 p.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 2p.

O que são módulos fiscais. ((o)) eco. Disponível em: . Acesso em: 13 de Nov. 2015.

SANTOS, Gilberto José; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de Custo na Agropecuária. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 168 p.

SEPLAN. Plano de desenvolvimento do estado de mato grosso MT+20. Mato Grosso: ONG, 2005, 44p.

SILVA, Nivaldo P. A Importância do empreendedor rural para capacitar desenvolvimento estrategicamente os recursos sustentáveis gerando renda e qualidade. Revista e – Estudante-Electronic and management Universidade Tecnológica Federal do Pará – Campus Pato Branco, v.2, n. 2, p.1-12, Julh. 2010.

Sistema nacional de cadastro rural: Disponível em :. Acesso em 18 de Nov.2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.