QUALIDEDE DE VIDA: APLICAÇÃO DE UM MODELO DE ÍNDICE DE QUALIDADE EM BAIRROS DA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS - MT

Anderson Assis de Faria, Elen Guimarães Sousa Símmonds, Telmo de Maia Pimentel, Isabela Esteves Lima, Carolina Carnicel, Josemar Antônio Linberg, Tereza Tavares Pimentel, Raniane Fratari, Fernanda Sanches Peres

Resumo


O aumento acelerado da população humana, somado ao êxodo rural tiveram como consequência o aumento acelerado dos centros urbanos, esses aumento da densidade populacional em pequenos espaços geográficos urbano, vem reduzindo drasticamente a Qualidade de Vida nas cidade. Porem, aferir essa perda na qualidade de vida, é um trabalho, muitas vezes demorado e oneroso pois demanda muito tempo e uma equipe de profissionais bem treinada, o que limita muito as pesquisas em regiões com poucos profissionais devidamente treinados e recursos financeiros escassos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo testar uma metodologia rápida e barata para a aferição de um índice de qualidade de vida. Para isso fores analisados três bairros da cidade de Barra do Garças – MT. Nesses bairros foram analisados os aspectos estruturais, deslocamento, educação, saúde e vida sociável, cada item foi atribuído notas de 1 a 10 e submetidos s um teste estatístico. Os resultados apontaram contrapuseram as expectativas financeiras dos bairros analisados pois o bairro com menor poder aquisitivo obteve maiores índices, isso divido ao planejamento deste loca. Em contraposto a esse quadro, o bairro com os menores índices foi o local de maior poder aquisitivo, pois esse não apresentava as estruturas mínimas para tender a população local. Os resultados apontam para a eficácia do método tendo pela facilidade de coleta de dados quanto a interpretação dos mesmos, demonstrando assim ser uma importância ferramenta para levantamento rápidos de Qualidade de Vida em bairros.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLARDT, E. (1981), "Experiences from the Comparative Scandinavian Study, with a Bibliography of the Project", European Journal of Political Research, n.º 9.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo, Editora Contexto, 1992.

GIANSANTI, Roberto. A cidade e o urbano no mundo atual. Global, 2004 (Viver, Aprender).

GOUGH, J. (1982), “Human Needs and Social Welfare”, in The Quality of Life and Communication in Metropolitan Services, International Meeting, Veneza.

IPEA. IBGE. Unicamp. IPEA. Caracterização e tendências da rede urbana no Brasil. 2001 (5 vols.).

MENDES, J. (1999), Onde viver em Portugal - Uma análise da qualidade de vida nas capitais de distrito, Coimbra, Ordem dos Engenheiros - Região Centro.

NUVOLATI, G. (1998), La qualità della vita urbana. Teorie, metodi e risultati della ricerche, Milano, Franco Angeli.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo, Editora Brasiliense, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.