QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) DOS COLABORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MATO GROSSO

Jose Carlos da Silva, Elen Guimarães Sousa Símmonds

Resumo


O tema Qualidade de Vida no Trabalho ganhou destaque devido ao atual contexto organizacional, pois demanda respostas rápidas em um ambiente altamente competitivo e globalizado. Desta forma a QVT passa a ser um diferencial para as empresas por perceberem que as pessoas são o seu maior capital, pois usufruem dos seus resultados. O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos referentes à qualidade de vida no trabalho dos colaboradores de um Instituição de Ensino Superior (IES) no estado de Mato Grosso. O modelo teórico escolhido para o estudo foi o de Walton (1973), composto por oito critérios, cada um com seus respectivos indicadores. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que foi aplicado aos colaboradores da instituição objeto de estudo. Em questão observou-se que o nível de satisfação dos colaboradores é consideravelmente alto, demonstrando a existência dos indicadores da QVT conforme apresentado na pesquisa, o que demonstra é que a Instituição investe no seu maior capital, que são as pessoas.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEC, UNIVAR FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA; Elaborando Trabalhos Científicos. Normas para apresentação e elaboração/Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Barra do Garças(MT): ABEC, 2015.

ALBUQUERQUE, L G de; FRANÇA, A C L. Estratégias de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: O Stress e a Expansão do conceito de Qualidade Total. Revista de Administração, São Paulo: v.2, p.40-51, junho. 1998.

ANSOFF, H. Igor; McDONNELL, Edward J. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

CHIAVENATO. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CHIAVENATO, I. Os Novos desafios da Gestão de Pessoas. 2011. Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2016.

FERNANDES, Eda. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Entrevista. In: ______ Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. Cap. 11, p.117-127.

HACKMAN, J. R.; OLDHAM, G. Development of the job diagnostic survey. Journal of Aplied Psychology, v. 60, n.2, p. 159-170, 1975.

HUSE, Edgar; CUMMINGS, T. Organization development and change. St Paul: Ed Minn, 1985.

LIMA, S. B. Comunicação Organizacional Rompendo Barreiras. p. 32-37, 2003: Disponível em: Acesso em: fevereiro de 2016.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no Trabalho QVT: conceito e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LIMONGI-FRANÇA, Ana. Cristina. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na sociedade pós-industrial. Ed. Atlas, 2ª ed., São Paulo, 2010.

NADLER, D.; HACKMAN. J. R.; LAWLER, E. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1983.

RIBEIRO Larissa Alves; SANTANA Lídia Chagas de. Qualidade de Vida no Trabalho: fator decisivo para o sucesso organizacional, v. 2, n. 2, Jun. 2015. ISSN 2258-1166.

RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

SAMPAIO, Jader dos Reis. Qualidade de vida, saúde mental x psicologia social. Estudos contemporâneo: São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

SILVA Karen Aldicléia da; PEDROSO Bruno; PILATTI Luiz Alberto. Qualidade de Vida no Trabalho e sociedade pós moderna: construção de um instrumento de avaliação, Fafit/ Facic, São Paulo, v.1, n.2, p.11-25, dez. 2010.

SILVA, M. A. Dias da; MARCHI, Ricardo de. Saúde e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Editora Best Seller, 1997.

SÍMMONDS, Elen. G. de S. Fatores Determinantes da Qualidade de ida no Trabalho de Motoristas de Transporte de Cargas em Trânsito pela Região de Barra do Garças/MT. 2012. 106f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdades Pedro Leopoldo, 2012.

TONELLI, M. J.; LACOMBE, B. M. B.; CALDAS, M. P. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes: Estratégias e Tendências, vo 1. São Paulo: Ed Gente, 2002.

WALTON, R. E. Quality of Working life. What is it? Sloan Management. ent Review, v. 15 n. 1, p. 11-21, 1973.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.