PROFESSOR MEDIADOR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA

Tatiana Lima de Melo, Gersileide Paulino de Aguiar, Carolina Carnicel, Roberta Lamounier de Melo, Kelly Tavares de Freitas, Luciana Mendonça Duarte, Raniana Fratari, Phábio Rocha, Sylvania Ferreira Rosa

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma análise cienciométrica abordando os estudos publicados sobre o professor mediador em instituições de ensino superior no mundo. Os dados foram coletados no site Web of Science®. Encontrou-se 51 artigos, sendo 26 escritos no idioma inglês e 14 foram realizados no Brasil. Só a partir de 2000 houve maior quantidade de publicação, 49 artigos. Os resultados mostram a necessidade de mais publicações à respeito do tema, visto que há poucas e recentes publicações científicas sobre o assunto.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Miriam de Abreu. Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 55, n. 4, p. 424-429, jul./ago. 2002.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, v. 113, p. 51-64, jul. 2001.

CALDERA, Reina; BERMÚDEZ, Alexis. Alfabetización académica: comprensión y producción de textos. Educere: Artículos arbitrados, v. 11, n. 37, p. 247-255, abril/mayo. 2006.

CUNHA, Maria Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 258-271, maio/ago. 2006.

FERGUSON, René. Pushing the conceptual boundaries in researching religion in education in diversity: a critical appraisal of Cornelia Roux’s work. Journal for the study of religion, v. 27, n. 1, p. 23-51, 2014.

KELLY, Peter et al. Teachers as mediators: an exploration of situated English teaching. British Educational Research Journal, v.39, n. 4, p. 609-634, Agosto. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria. Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a didática. Goiânia: PUC GO, p. 85-100, 2011. Disponível em: professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/DID%C3%81TICA%20E%20TRABALHO%20DOCENTE%202011.doc. Acesso em março de 2016.

MASON, Mark B. Teachers as critical mediators of knowledge. Journal of Philosophy of Education, v. 34, n.2, p. 343-352, 2000.

SIQUEIRA, Lilia Maria Marques; ALCÂNTARA, Paulo Roberto. Modificando a atuação docente utilizando a colaboração. Revista Diálogo Educacional, v.4, n. 8, p. 57-69, jan./abr. 2003.

SOSPEDRA, Diana Rosa Martín. La formación docente universitária en Cuba: Sus fundamentos desde uma perspectiva desarrolladora del aprendizaje y la enseñanza. Estudios Pedagógicos, v. XLI, n. 1, p. 337-349, 2015.

SOUZA, Alba Regina Battisti; SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Mediação pedagógica na educação a distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 327-339, maio/ago, 2008.

TEIXEIRA, Vera Lúcia Macedo de Oliveira. Formação de professores: entre a realidade e o preconizado por teóricos da educação. Revista Interdisciplinar, v. 1, n.3, p. 1-10, 2010.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO-JÚNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.

VARELA, Ainda Varela. A explosão informacional e a mediação na construção do conhecimento. ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Florianópolis, SC. 2005.

VENTURELLI, Paulo. Um dia todos seremos Montag. Educar, Curitiba, v. 20, p. 107-126,, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.