O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA NA PERSPECTIVA DO ACADÊMICO: AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Tania Priscila Tondo, Rodrigo Elias Mendes, Suelen Menin, Giliard Morés

Resumo


O presente estudo objetivou avaliar o Curso de Educação Física-Licenciatura das Faculdades Unidas do vale do Araguaia da cidade de Barra do Garças – MT na perspectiva dos acadêmicos, questionando o processo de ensino e aprendizagem, a valorização do curso no mercado de trabalho e os recursos oferecidos para a realização das aulas teóricas e práticas. Participam da pesquisa 94 alunos dos quatro anos da graduação no ano letivo de 2015, respondendo a um questionário pré-elaborado. O resultado da pesquisa a partir da percepção dos alunos apontou para uma satisfação em relação ao processo de ensino e aprendizagem, uma discordância em relação ao mercado de trabalho e uma insatisfação em relação à infraestrutura e recursos oferecidos ao Curso.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEC, FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA. Elaborando trabalhos científicos – Normas para apresentação e elaboração. Barra do Garças(MT). ABEC, 2015.

CARMO JUNIOR, Wilson do, Dimensões filosóficas da educação física, editores da série Irene Conceição Andrade Rangel, Suraya Cristina Darido. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. (Educação Física no Ensino Superior).

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FERRARI, Márcio. Paulo Freire: o mentor da educação para a consciência. 2008. Disponível em: http://revistaescolaabril.com.br/mentor-educação-consciencia-423220.shtml. Acessado em 17/02/2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HILDEBRANDT, Reiner, LAGING, Ralf em colaboração com Gerlinde Glatzer, et. al. Concepções Abertas no Ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2005.

JUSTO, Juliana Ludwig. A formação docente na perspectiva do acadêmico do curso de Educação Física. La salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura | v. 14 | n. 2 jul./dez. 2009. Disponível pelo site: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/148/166. Acessado em 13/02/2015.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3 ed.- Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

MARTINS, Iguatemy Maria de Lucena. BARROS, José Maria de Camargo. TESSARI, Marino. Formação Superior em Educação Física: Considerações à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Documento de Intervenção do CONFEF. Revista eletrônica nº 15 – Março de 2005. Disponível pelo site: http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=566. Acessado em 17/02/2015.

MEC. Resolução Nº7 de 31 de Maio de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física. Ministério da Educação. Secretária da Educação, 2004.

MEC. Resolução Nº1 de 18 de Fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Ministério da Educação. Secretária da Educação, 2002.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física: desenvolvendo competências. 2 ed.- São Paulo: Phorte, 2006.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porte Alegre: Artemed, 2000.

PPC. Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Educação Física- Licenciatura. Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Barra do Garças(MT). ABEC, 2014.

SILVA, Leonardo Ribeiro, MORÉS, Giliard. Um estudo da interdisciplinaridade nas aulas de educação física. Revista eletrônica interdisciplinar da UNIVAR, nº 15 - 2014. Disponível em: http://revista.univar.edu.br. Acessado em 20/02/2015.

TROCMÉ – FABRE, Hélène. A árvore do saber aprender: rumo a um referencial cognitivo. São Paulo: Trion, 2004.

UNESCO, Educação Superior: reforma, mudança e internacionalização. Anais- Brasília: UNESCO Brasil, SESU, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.